Iguana revisited

De vez em quando, abrirei espaço para a nostalgia e transcreverei alguns posts meus do Iguana sem Estilo, só para matar a saudade e fazer vir à tona as sensações excitantes daquele blog maravilhoso. Hoje o post é:

Eu vou parar meu carro na frente do cabaré…

 
Hoje, acordei ao som de um ritmo músical digno das minhas tradições nordestinas. Bateu uma puta saudade do Ceará – lugar Pai d’égua da peste! Tanto que desenterrei uma música maravilhosa – cujo primeiro verso é o título da minha postagem hoje – que regeu minhas férias dos últimos anos, regadas a etanol e libertinagem.
 
Bom, o post hoje vai tratar sobre…
 
… a Visão (preconceitosa?) de um paulistano sobre as terras ‘de onde canta a jandaia’
 _________________________________________________
A partir de agora, escreverei em cearês. Segure os cintos
________________________________________________

.
Rapá, o Ceará é um lugar quente de rachar o quengo, macho véi. O povo do Ceará é que nem mangangá, meu véi – todo lugar dexe Brazilzão tem um cearense – aquele caba que te atendeu na padaria, rapariga, é primo dexe caba que tá lhe escreveno aqui, visse? Ertudos mostram que metade dos caba do Brasil tem descendença cu povo do Ceará.
.
Marrintão, eu sô de Tauá, sabe? Ali pertim da Várzea do Boi, onde tem us cabaré, sabe? É, macho, pertim de Quiterianópi. Valamedeus, pense num lugar bonito!
  

    Exe caba aí é eu mermo…

 

Pense num lugar graaaande. Rapar, ali num chove de jeito maneira! Deve chuver no máximo uma vez ao ano, ali na época das água de março. Cuono chove, o povo vai todo pras calçada. As veinha param de fofocar e até dão beijú pras criança. O coroné doa feijão pras famia mais pobre. Ar labigoda ficam tudo filiz, os soinho sai tudo da mata, macho. O céu todo azul, rapá. Peeense num negócio bonito da perte. No domingo depois da chuva, o prefeito faz um forró no meio da rua. O açude sangra!Todomundovaiterumbardedeáguaprorertodoanomaaaachoveeeei! Eita, fiquei tão feliz que atropelei as palavra.

Em Tauá não tem polícia. A PM do Ceará saiu da delegacia e o Chico Milton, compadre da minha mãe (Sério!!!) ferrumrertaurante pupovo comer buchada. Todos os findiano, os conterrâneo de São Paulo, Rio de Janeiro, Governador Valadares e Bucareste vortam pro Ceará, né, pra passar as féria.

EITA PAU!

Aparelhinho de som cearense

Rapá, é bomdimais! Entra dinheiro na cidade, pois os forrozeiros playboys cearenses voltam a fim de dançar forró e beber cachaça, carai! Com seus carros conquistados através de golpes – e com uma modesta aparelhagem de som – eles vêm e ar quenga de Tauá caem em cima, macho – elas podem conseguir uma sandália ou um saco de açúcar de presente se o vucovuco for bem feito. O meu azar é que eu não tinha carro. Mas tudo bem, eu não sou tãão espezinhado – e bastava eu falar a palavra mágica, divagazinho – “Sãão Paaulo”! Aí elas já sabem a origi do caba né. E a gente pega ;D.

E tem o mé, também, maaacho. Rapar, ar fulegare que tem no Ceará iam ser tudo paia sem a cachaça. Fiquei cheio dos pau, mutcho loko, pela primeira vez, lá no Ceará. Eita pau! Ypióca da boa. Eu lembro que o caba que tocou a sereshta até ria de mim! Devo ter pegado uma pá de cotovia esse dia, visse!

Outra corra. Tauá fica na divisa com o Piauí, né? Bando de fidiputa. Rão se lascá, seus fidiquenga! Renha ficá frescando no meu blog não. Bando de piauiensa safado. Tudo uns caxaprega, vão pa baxa da égua, carai! Venha botar boneco aqui não, porra!

 _________________________________________________

“Leve um casaco”

Frase dita para um piauiense que vai ao Ceará

 _________________________________________________

Só pra terminá, que tá chegano a hora do armoço e depois eu vou sestar… um dia, os cearenses vão tudo dominá esse mundão de Deus, com a ajuda do Padim Ciço. Nós semos tudo mais desenvolvido que esse povo todo aí, macho. Ou rocê acha que aquele cabeção é à toa, macho?

Simbora pro Ceará, rapar. Se avexe e num fique frescano aí não!

 _________________________________________________
Acabou o cearês. Não foi difícil entender, vaai…
________________________________________________

Qualquer dúvida, pergunta que eu tento traduzir. ;D 

Anúncios

4 Comentários

  1. Mais um maninho? hahaha tão bom quanto o Iguana… pode ter certeza que sou uma leitora…. muitas saudadeees ;***

  2. Affffff… tem umas palavras aí meio estranhas…
    Hahaha!
    Saudadee Driks!
    Beijo

  3. hahaha*

    Muito bom esse seu cearês, Cê!

  4. olá,

    faltou cometar sobre os açudinhos, os interiorzinhos.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s